terça-feira, 30 de março de 2010

O significado de Satsang

 
Satsang significa proximidade estreita com a verdade; significa perto da verdade; significa perto de um Mestre que se tornou um com a verdade - simplesmente estar perto dele, aberto, receptivo e esperando. Se a sua espera se tornou profunda, intensa, uma comunhão profunda acontecerá.
O Mestre não vai fazer nada. Ele simplesmente está lá, disponível. Se você estiver aberto, ele fluirá para você. Esse fluir é chamado de satsang. Com um Mestre, você não precisa aprender nada mais. Se você puder aprender satsang, isso e o bastante - se você puder estar próximo a ele sem perguntar, sem pensar, sem argumentar, simplesmente presente, disponível, então, o ser do Mestre pode fluir para dentro de você. E o ser pode fluir. Ele já está fluindo. Sempre que uma pessoa alcança a integridade, seu ser se torna uma radiação, ele flui. Quer você esteja lá para receber ou não, esse não é o ponto. Ele flui como um rio. Se você estiver vazio como um vaso, pronto, aberto, ele fluirá em você.

Principalmente Satsang, significa estar em companhia da mais alta Sabedoria e Verdade.
Ouvindo o Som do Silêncio e o Som da Verdade de cada momento, o nosso Som interior.

Ramana Maharshi disse: “Compreenda primeiramente o significado de satsang.” Dizemos sempre que satsang significa boa companhia.

Mas Ramana Maharshi dá este significado ao satsang: Sat significa existência, sat significa Divino. A união com Deus é satsanga, não é um discurso ou uma conversa. De modo que, quando contempla, ou medita e pensa em Si Mesmo, isso é satsanga. Satsang é ser um com o Divino, ser um com o Espírito, ser um com a Consciência. Isso é o que se supõe que fazemos no satsang. 

Obrigado a minha amiga Irene por me dispertar a curiosidade sobre satsang.

Um comentário:

  1. Não conheciamos Satsang, mas deu para perceber que a mensagem é elevada, o bem naõ depende de credo, cor ou raça o bem esta onde esta a fé raciocinada a razão em conjunto com a fé cria seres responsaveis e espiritualizados.
    parabens por este lindo espaço de luz.
    se quizerem nos vivitar seria uma honra
    fazemos orações e mentalização em prol de todos os irmãos necessitados.

    Email: casaespiritadrp@gmail.com
    Blog:www.casaespiritadrp.blogspot.com

    Obrigado fique com Deus.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário.

Assim que possivel estarei dando retorno, se for o caso.

Abraço.

Quem segue o blog: