Um Curso em Milagres


Um Curso em Milagres

Este é um curso em milagres. 
É um curso obrigatório. 
Só o momento em que decides fazê-lo é voluntário. 

Livre arbítrio não significa que podes estabelecer o currículo. 

Significa apenas que podes escolher o que queres aprender em determinado momento. 

O curso não tem por objectivo ensinar o significado do amor, pois isso está além do que pode ser ensinado. Ele tem como objectivo, contudo, remover os bloqueios à consciência da presença do amor, que é a tua herança natural. 

O oposto do amor é o medo, mas o que tudo abrange não pode ter opostos.


Este curso, pode, portanto, ser resumido muito simplesmente desta forma:

Nada real pode ser ameaçado.
Nada irreal existe.
Nisto está a paz de Deus.

Introdução

Seria surpreendente se lhe dissessem que tudo o que vê, nesta dimensão, pura e simplesmente não existe, não é Real? Que o anel que usa no dedo, o seu corpo, a roupa que veste, a cadeira em que se senta, um familiar querido, a condição social, o sucesso ou insucesso, o mendigo, não existem !! Quando muito vibrações energéticas no vazio, mas são certamente projecções da mente.

Este mundo, apesar das nossas invenções no tempo e no espaço, já terminou há muito. Continuamos a povoar o nosso isolamento com imagens de dor, doença, morte, que são recorrentes projecções de velhas memórias numa peça de teatro que é a nossa suposta existência.

Este corpo, que pensamos que habitamos, o continuum de espaço/tempo que ele ocupa é tão-somente uma estrutura momentânea de padrões de pensamento acumulados e projectados (não há nada de constante no corpo: 98% dos átomos não estavam lá há um ano atrás, a pele é completamente nova a cada mês e o fígado a cada seis meses).
Interessante que as sementes de Um Curso em Milagres são acontecimentos e situações deveras prosaicos: perdas, relacionamentos conflituosos, competitivos, valorização da posição social e profissional, bem como dos valores materiais em geral, a natureza ilusória do ego.

Um Curso em Milagres surge como resultado de uma decisão repentina de duas pessoas se unirem numa meta comum, um rasgo de boa vontade mútua, uma abertura para encontrar “uma outra forma” de relacionamento, que era, até então, recheado de muita competição e hostilidade, entre dois colegas de trabalho. Eram tudo menos pessoas interessadas no espiritual, de relacionamento tenso e preocupadas com o status e com o nível de aceitação pessoal e profissional. Eram eles, Helen Schucman and William Thetford, Professores de Psicologia Clínica na Columbia University's College of Physicians and Surgeons, na cidade de Nova York.

Foi um momento decisivo, de cuja importância e profundidade seguramente os próprios não se aperceberam de imediato. Um instante santo, um milagre, que permitiu que o Espírito Santo actuasse nas suas mentes. Nos 3 meses seguintes, Helen Schucman teve sonhos e experiências psíquicas e iniciou um diálogo interno com uma Voz. Em Outubro de 1965, a Voz diz-lhe:
“Este é um curso em milagres. Por favor escreva.”
Para uma psicóloga e ateísta era uma experiência aterradora, que ela só conseguiu superar com a ajuda de William Thetford que a aconselha a fazer as anotações.
Assim, começa um “ditado interno” que se irá prolongar por sete anos, de que resultarão uma série de volumes, hoje condensados em 3 livros num só volume: o Texto (estudo; estabelece os conceitos em que se baseia o sistema de pensamento do curso), o Livro de Exercícios (prática, 365 lições) e o Manual de Professores (a extensão aos outros; escrito na forma de perguntas-respostas). A ordem e a forma pelas quais os estudantes escolham fazer o seu estudo não é relevante e depende somente das suas próprias necessidades e preferências. Parece, no entanto, ser para muitos mais fácil começar por fazer, por exemplo, uma leitura do Manual de Professores, para familiarização com a linguagem (a versão original foi escrita num belo estilo shakespeariano).

A Voz, o autor do curso, vem a revelar-se como sendo aquele que conhecemos por Jesus e tem como objectivo reeducar a nossa mente ao nível mais profundo, redespertando a nossa consciência da Unidade.

O curso preconiza a prática em vez da teoria, a experiência em vez da teologia, contrapõe conhecimento e percepção, verdade e ilusão – uma armadilha do ego, levando à cura pela compreensão da nossa verdadeira natureza.
Mas, é só um início, ainda que poderoso, de um Caminho de Iluminação. A cada um só compete a escolha de quando começar esse despertar, porque na verdade tudo está já cumprido, tudo está completo e perfeito, a Essência permanece inalterada na eterna Unidade.
“Este curso é um começo, não um fim... Não há mais lições específicas, pois não precisamos mais delas. A partir de agora, ouve apenas a Voz por Deus... Ele dirigirá os teus esforços, dizendo-te exactamente o que fazer, como orientar a tua mente e quando vir a Ele, em silêncio, pedindo-Lhe a Sua orientação segura e o Seu Verbo certo.” (Livro de Exercícios, pág. 511, versão portuguesa)

Fica também um aviso. Se é poderoso é também complexo, não porque o seja em si mesmo mas, isso sim, porque são complexos os nossos esquemas mentais. Não deve tentar-se a sua interpretação intelectualmente, mas simplesmente deixar que as suas palavras ressoem dentro de nós e cheguem, para lá do nosso cérebro, à nossa mente. E se, durante o estudo do Curso, sobrevier algum desânimo ou até uma violenta vontade de atirar com o livro pela janela fora, não estranhe e não baixe os braços, é o ego a “esbracejar”, acontece com quase todos nós que escolheram este caminho.

Convém, ainda, frisar que se trata de um curso individual e um dos trilhos possíveis para a iluminação. O Manual refere que “Cristo assume muitas formas com nomes diferentes até a que Unidade possa ser reconhecida”.

Um Curso em Milagres pode ser visto como: um ensino espiritual através de um ditado interno; um curso educacional que utiliza “ferramentas de aprendizagem” que enfrentam as nossas resistências, usando um sistema psicológico, teórico e terapêutico; um caminho de iluminação; um manual sobre cura de pessoas, relacionamentos e salvação do mundo.

-------   -------------   --------------  --------------   -------------

Qual É o Propósito de Um Curso em Milagres?

O propósito do Curso é nos ajudar a lembrar quem ou o que nós somos (T-9.I.2:4) através da prática do perdão.

Somos Filhos inocentes de Deus, totalmente amorosos, totalmente amáveis, a criação perfeita de Deus que nunca esteve separada de Deus por causa do pecado. Perdoar os outros é perceber que, embora eles possam ter cometido erros que precisam de uma correção amorosa, eles não são culpados por nenhum pecado, nem merecedores de castigo, ou desmerecedores de amor.

Perdoar os outros me permite perdoar a mim mesmo. Desaprendendo a nutrir pensamentos baseados na culpa e no medo, e aprendendo a ter pensamentos amorosos, eu ganho paz de espírito e lembro a minha verdadeira Identidade.

O Que É Um Milagre?

No significado tradicional, milagre é um evento natural ou sobrenatural no qual a pessoa vê um ato ou uma revelação de Deus.Na terminologia do Curso, milagre é uma intervenção de Jesus ou do Espírito Santo em nossas mentes que muda a percepção, de modo que possamos ver a inocência em vez da culpa. 

A definição principal de "milagre" no Curso é a extensão curativa de uma mente de amor para outra mente.

Um milagre é uma correção. Ele não cria, e realmente não muda nada. Apenas olha para a devastação, e lembra à mente que o que ela vê é falso. Desfaz o erro, mas não tenta ir além da percepção, nem superar a função do perdão. Assim, permanece nos limites do tempo. No entanto, prepara o caminho para a volta da intemporalidade e do despertar do amor, pois o medo tem que desaparecer com o gentil remédio que ele traz. (LE-pII.13.1).

Por Que o Título "Um Curso em Milagres"?

A Voz escolheu o título acima, e começou o ditado com as palavras:
"Este é um curso em milagres, por favor faça as anotações." 

As palavras individuais do título significam:

"Um"

O Curso é um ensino que ilumina um caminho de volta para Deus. 
Não alega ser o único caminho. 
Na visão do Curso, outros caminhos espirituais, conduzem para a mesma meta, que é unidade com Deus, cada um a seu próprio modo.
"No final todas as tentativas terão sucesso por causa do seu propósito" (T-18.VII.5:9).

"Curso"

Os livros apresentam um curso de estudo e de prática elaborados para que os seus estudantes possam realizar milagres. 
Como um curso ele é para ser estudado e praticado. 
Outro termo para o "curso" é "caminho"; este conjunto de livros apresenta um caminho que conduz à Deus.

"Milagres"

Milagre é o ato do Espírito Santo estender o Amor de Deus da nossa mente curada para curar a mente das outras pessoas. Portanto este é um curso que nos ensina como permitir que nossas mentes sejam curadas, para que tais milagres possam acontecer.

Cristianismo e o Curso

Quais as Diferenças do Curso e do Cristianismo Tradicional?

UCEM diferencia-se da doutrina Cristã nos seguintes pontos:

1 - Deus não criou o mundo. O mundo físico é ilusório e é o resultado da projeção do ego que é a idéia de separação. Nos Esclarecimentos de Termos lemos : "O mundo que você vê é uma ilusão de um mundo. Deus não criou o mundo, pois o que Ele cria tem que ser eterno como Ele" (manual, p.81; C-4.1).

A principal doutrina dos cristãos é que o mundo físico é real, e que Deus criou o mundo. O Credo Cristão começa com as seguintes palavras: "Creio em Deus-Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da TERRA".

2 - Jesus não é o único Filho de Deus; no Curso o termo "Filho de Deus" inclui todos seres humanos. Jesus não é uma deidade para ser adorada, mas um irmão mais velho, diferindo de nós somente no tempo, dado que ele foi o primeiro a se lembrar da sua verdadeira Identidade como o Cristo, uma Identidade compartilhada por todos nós.

No Cristianismo tradicional, Jesus foi "O filho unigênito de Deus", e o restante de nós somos filhos adotados." (conforme o Apóstolo Paulo escreveu na Epístola aos Gálatas, Ga 4:5)

3 - O sistema de pensamento do Curso é Monoteísta e não Dualista. Ou seja, o Curso advoga a existência de somente um poder, Deus, sem oposição de qualquer força maligna ou diabólica.

4 - No Curso não há nenhum inferno, a não ser aquele criado por nossos próprios pensamentos como uma auto-punição. O Curso ensina que no final todo mundo se lembrará de Deus e retornará a Ele, e que, na realidade, estamos separados Dele somente em nossa imaginação.

5 - O Curso contesta categoricamente a idéia de expiação substitucionária ou "salvação vicária"; ou seja, o conceito de que quando Jesus morreu na cruz, Deus o estava castigando pelos pecados de toda humanidade, e que ele sofreu e morreu por nós, para que recebêssemos a Vida Eterna. Para o Cristianismo o pecado é real, e Jesus pagou um preço bem alto pelos nossos pecados.

Para o Curso o pecado é irreal, um erro a ser corrigido, em vez de castigado, e a salvação não exige nenhum sacrifício. A expiação não é o preço pago pelo pecado, mas simplesmente a correção de nosso erro em acreditar que a separação de Deus é real.

Por que a Mensagem Universal do Curso Emprega o Simbolismo Cristão, Usando Palavras Como "Cristo", "Espírito Santo", e "Salvação"?

Por uma razão ou outra, quase todo mundo tem problemas com a linguagem do Curso. Pessoas influenciadas por alguma ramificação do Cristianismo como os protestantes ou os católicos têm um tipo de problema. Judeus, ateus, e pessoas de religiões não-cristãs podem ter resistências com relação às palavras cristãs. E as pessoas, como eu, que tiveram momentos felizes no círculo evangélico, podem ter dificuldade de se livrar de algumas definições bíblicas que aceitaram por muitos anos.

Basicamente o Curso redefine todos os termos. Jesus fez praticamente a mesma coisa com os escritos religiosos do seu tempo.

Os judeus pensavam que o "Reino de Deus" era um reino político, militar; e Jesus ensinou que o Reino de Deus está dentro de nós. Ele usava as mesmas passagens e símbolos, mas os ensinava em um novo contexto, e ele faz a mesma coisa no Curso.

Todos esses termos cristãos recebem novos significados no Curso, e é importante não ler os antigos significados, mas deixar que o Curso os redefina para nós.



Quem segue o blog: